-
Arquitetos: Atelier Matteo Arnone
- Ano: 2023
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. No nordeste do Brasil, na costa de São Miguel do Gostoso, amparada pelo que há de mais suave: o vento e as nuvens, ergue-se a Casa Ático, um dos projetos recentes e emblemáticos do Atelier Matteo Arnone. A influência da morfologia e sua posição conectada aos ventos despertou no arquiteto e no cliente a vontade de imaginar uma nova resposta para uma solução arquitetônica completamente nova. Portanto, o núcleo do edifício se eleva o suficiente das dunas para ter a vista do mar e se torna um ponto de referência para a paisagem.
Observando os cortes e as plantas da casa, compreendemos o desejo de Matteo Arnone de capturar a ventilação natural que sopra o ano todo para o lado leste e impulsionar a ventilação de todos os espaços da casa. No andar térreo, a casa tem o formato de uma turbina de vento. Do lado leste, o vento entra nos pátios e circula geometricamente de acordo com as formas das paredes, dividindo a força do vento e ventilando os quatro quartos simétricos. No nível da torre, o vento sobe entre as duas camadas de alvenaria que compõem a estrutura das paredes da torre, criando uma ventilação natural da fachada.
A cozinha central, voltada para quatro pátios diferentes, comanda, do centro do piso térreo, os espaços simétricos que criam o coração da casa e seu núcleo de convivência. A cozinha é visualmente conectada ao primeiro andar por um círculo que se abre para a sala de estar e o escritório. Quanto mais subimos, mais temos essa sensação particular de estarmos isolados em meio à vasta natureza, até o último pavimento, um pequeno espaço para admirar a paisagem.